segunda-feira, 28 de abril de 2014

Palestra - O Existencialismo é um Humanismo



Nesta belíssima palestra de Franklin Leopoldo e Silva, um dos maiores conhecedores sobre o existencialismo no Brasil, a questão da liberdade é abordada sobre a perspectiva da filosofia de Jean Paul Sartre.

Clique Aqui para assistir a palestra.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

(Bônus) Sugestões de Abril

Estou postando meio às pressas antes de viajar, pensei em deixar pra quem vai ficar de bobeira em casa, então me desculpem possíveis erros, acrescentarei mais comentários quando voltar.


Música - Infinita Highway



Essa música, composta por Humberto Gessinger, trás passagens da filosofia existencialista de Jean Paul Sartre. Por exemplo, “a dúvida é o preço da pureza”, “estamos vivos, que motivos temos pra estar”.  Neste bimestre iremos utilizar essas passagens para discutir a respeito dos temas Liberdade e Determinismo.
Importante texto de Sartre sobre a liberdade: O Existencialismo é Humanismo


Série - Perception


Dr. Daniel Pierce é um neurocientista excêntrico, professor universitário que tem uma abordagem um tanto filosófica, que, além disso, ajuda a FBI a solucionar vários casos atípicos. Além de seu conhecimento científico Dr. Pierce se utiliza, involuntariamente, de sua esquizofrenia para evocar em personagens - provindo de suas alucinações- detalhes dos crimes que sua atenção ordinária não foi capaz de assimilar.

Destaque para o sexto episódio da primeira temporada, no qual Dr. Pierce inicia sua aula tratando sobre a questão do determinismo, o episódio inicia com as falas: "O livre-arbítrio existe? Posso ter controle sobre minhas ações? (...)". Devo citá-lo em uma aula, seria interessante assistí-lo se puder.

Clique aqui para baixá-lo
Ou Aqui para assistir online.


Filme – Escritores da liberdade


Esse filme conta a história real.

Sinopse do site adorocinema: 
Uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerânica e o respeito ao próximo.



Livro – Pequeno Tratado das Grandes Virtudes

(foto do autor)

Neste livro, o filósofo francês Comte-Sponville, atual membro do Comitê Consultivo Nacional de Ética da França, trata sobre as qualidades morais chamadas “virtudes”.
Sinopse do livro:

É melhor ensinar as virtudes, dizia Spinoza, do que condenar os vícios. É melhor a alegria do que a tristeza, melhor a admiração do que o desprezo, melhor o exemplo do que a vergonha. Não se trata de dar lições de moral, mas de ajudar cada um a se tornar seu próprio mestre, como convém, e seu único juíz.


Com que objetivo? Para ser mais humano, mais forte, mais doce. Virtude é poder, é excelência, é exigência.


Enquanto você puder compra-lo, leia por aqui: Exibir livro online

quarta-feira, 9 de abril de 2014

2ª Chamada da Prova e Atividade para turmas de Quarta-feira

Olá Pessoal.

Quem perdeu a prova poderá fazê-la na sexta-feira (11/04) no 5º horário (9:50). Ainda não sei a sala,
mas provavelmente será no primeiro ou no segundo andar. Perguntem na secretaria no dia. A prova será aberta. Matéria: ética, moral, juízo de valor e juízo de fato, mais conhecimento geral sobre Sêneca. (Capítulo 17 do livro didático possui essa matéria, exceto Sêneca que você encontra nesse blog)

Quanto a uma atividade que havia prometido para as turmas de quarta-feira, ela será dada no horário de aula da nossa matéria na próxima quarta.

Abraço,
Tiago Thiago